Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

A ingenuidade e o declínio da mesma em função da vida moderna – Aspectos sociais e psicológicos.

Capítulo 1: Introdução
Título cap.1: "Ingênuo, como?"
Este capítulo consiste em tratar os diversos tipos de ingenuidade , relacionando-as a ingenuidade de Miguel, a personagem principal do livro. Ela se manifesta por inúmeros fatores e nas mais variadas áreas da vida. No caso de Miguel, a mesma provém de sua alienação, causada por um mundo estreito e restrito, que se fecha para a realidade da vida. Provocando assim um choque, quando por ventura determinadas situações o surpreendem e ele necessita de maturidade, mas não a tem para combatê-las.
Capítulos 2 e 3: Desenvolvimento
Título cap.2: "Que confusão, realidade e fantasia"
Título cap.3: "Uma criança com seu olhar"
Desde primeiro instante que começamos a ler o livro é absurdamente visível o quanto Miguel é inocente, inocência essa que pode ser comparada a de uma criança. Até mesmo sendo capaz maior inocêencia, Miguel sofre conseqüências pelo fato de viver dentro de um cinema desde pequeno. Trabalhou em um cinema, dormiu em um cinema e teve suas necessidades sexuais dentro do cinema, tendo a companhia de seu Amigo Fabiano. Isso faz com que Miguel viva em um mundo surreal, um mundo onde só ele vive, um mundo dos filmes, dos grandes amores, das grandes pessoas. E é chegado um ponto em que o cinema onde Miguel viveu sua infância até a sua velhice, tem que ser fechado. E esse fato desencadeia varias decepções na vida, com pessoas que ele achava, baseado sua inocência, que ele podia confiar. Quando Miguel percebeu, se viu sozinho, logo depois da injusta morte de seu amigo Fabiano, em uma pensão barata, em que ele achou que tinha amigos. E com o passar do tempo, Miguel leva outro golpe da vida e fica sem dinheiro, o que o obriga a pedir comida na rua, a depender da boa vontade das pessoas, até que ele encontra uma nova amiga, Angelina, aonde haverá altos e baixos em uma amizade sincera. Porém Miguel consegue realizar seu sonho, depois de outro golpe da vida, depois de outra decepção, e isso pois Miguel não desistiu jamais. E ele consegue levar cinema para uma cidadezinha onde nem se quer ouviu-se falar de televisão, junto de Angelina, onde eles começam a reconstruir as suas vida. Não abandonando sua ingenuidade, Miguel agora tinha quem o cercasse, protegesse.
Capítulo 4: Conclusão "Realidade ingênua, consequências reais"
A função do capítulo de conclusão é tratar das consequências da ingenuidade já citada nos capítulos anteriores na vida. Falar das lições que podem ser retiradas, das mudanças que podem ocorrer na vida por conta da sua perda. Também levando toda essa parte fantasiosa do livro para o dia a dia, principalmente dos adolescentes. Gostaríamos de mostrar também que essa alienação também já citada pode ser encontrada de outras formas e que isso também pode levar a sérias consequências.
2° ano - grupo B
Thais Azevedo, Kátia Monteiro, Alessandra Marinho, Raiza Rieger e Mariana Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário