Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

Impeachment e a vinda do Neoliberalismo

 Neoliberalismo pode ser definido como, um conjunto de ideais políticos e econômicos que defende a separação do estado na economia.
Os ideais do neoliberalismo, basicamente propõe:

* Total liberdade às leis de mercado
* Limitação da intervenção do Estado na economia
* Privatização de empresas estatais
* Abertura comercial, reduzindo ou eliminando as taxas alfandegárias sobre as importações
* Total liberdade de ação aos capitais internacionais
* Eliminação de qualquer proteção ou incentivo às empresas nacionais.

Segundo os neoliberais, essas medidas estimulam a livre concorrência, fazendo aumentar a produtividade e acelerando o crescimento econômico. O neoliberalismo expandiu-se rapidamente ao longo da década de 1980 e, com o desmoronamento do bloco socialista, adquiriu um caráter de pensamento único, de verdade universal, de que não se pode contestar. Quem não concordasse com seus princípios, era considerada uma pessoa antiquada.
Ao iniciar-se a década de 1990, o neoliberalismo espalhou-se pelo mundo, e foi nesse tempo que o Brasil, governado por Collor, aderiu a essas idéias.

O neoliberalismo no Brasil
O modelo neoliberal só foi introduzido no Brasil pelo fracasso do modelo econômico anterior, que era a industrialização por substituição de importações, com forte participação estatal. Esse modelo começou a ser colocado em prática no governo de Vargas, e só foi adotado, visando superar as graves dificuldades geradas pela crise de 1929, que levou o sistema agrário-exportador brasileiro ao colapso. O resultado desse modelo econômico, entre 1930 e 1964, transformou o Brasil num dos “campeões mundiais” de crescimento econômico. Esse crescimento econômico só foi possível com a união de três elementos que eram: a expansão do setor industrial, a intervenção do estado na economia e o populismo.
Quando o populismo deixou de existir com o golpe de 1964, o modelo havia perdido uma de suas bases, e com isso todo o sistema que havia feito o Brasil crescer deixou de existir.
A oligarquia  que controlava o Brasil decidiu então, que ter uma política econômica de industrialização só causava danos ao país; que o importante não era o crescimento econômico, mas sim a estabilidade monetária; que defender as empresas nacionais era um pensamento próprio de pessoas atrasadas e tentar preservar o emprego de quem trabalha era uma idéia antiga, e que só uma pessoa que “parou no tempo” poderia pensar em defender os produtores brasileiros perante a concorrência estrangeira. E com todas essas idéias, a oligarquia decidiu então abandonar o que ainda restava do modelo econômico anterior e adotar um novo modelo o Neoliberalismo.

“E o mais incrível é que enquanto o povo sofria as consequências do desastrado plano econômico, o governo vendia a ideia de que estava levando o país para o primeiro mundo.
Mais adiante na história do livro, vemos que o Brasil rural continuava atrasado, com a mesma visão colonialista de anos.
Ao contrário do que se esperava, depois de tantos anos de ditadura militar, não houve investimento na educação.
O que será que Miguel vai encontrar?”
Comentário feito pelo autor e cinegrafista Marco Simas.

Alunos: Ingrid Tavares, Rodrigo Barros e Rubia Nicz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário