Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Política Monetária de Collor - Consequências Diretas no Brasil.

Os planos criados por Collor, no período em que este governou o Brasil, tinham como objetivo conter a inflação e cortar gastos desnecessários do governo, porém essa política fracassou, tendo como consequência direta a insatisfação popular e o aumento do desemprego, como ocorreu com Miguel, personagem do livro de Marcos Simas.
Imposto à força a outra realidade, Miguel é vítima de uma violência. O tipo de violência por ter sofrido uma reviravolta em sua vida, o personagem vê sua paixão desmoronar junto com as paredes do cinema Vera Cruz. Uma ótima leitura feita pelo autor, baseado na Era Collor.
Merece destaque, com relação a esse tema, a situação com a qual Miguel se depara ao sair de seu local de trabalho e refúgio. A cidade está um caos. Todos preocupados com questão monetária. Uma vez que um dos planos adotados nesse período determinavam a mudança da moeda brasileira. Gerando, assim, alto nível de descontentamento da população e também diversos outros problemas. Não só econômicos, como também a nível social e político. Uma vez que, Collor não agradou os cidadãos. Não somente devido aos inúmeros casos de corrupção, como também pela ineficiência de seu governo.
Portanto, percebe-se que o autor Marcos Simas se utiliza dessa época um tanto quanto conturbada da história de nossa nação para criar um enredo atraente ao leitor, seja jovem, pois, como alunos, estudamos esse período no colégio. Seja de idade mais elevada que participou dessa fase. O que torna o romance ainda mais interessante.

Escrito por : Anna Carolina Abrantes, Barbara Busch, Débora Duque Estrada, Fernando Vitor e Jordana Algemiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário