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terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tema: A ingenuidade e o declínio da mesma em função da vida moderna - aspectos sociais e psicológicos.

Encontramos diretamente com a ingenuidade no livro e ela é um dos principais temas a serem abordados. Mas, vê-se diferentes tipos de ingenuidade que vão de encontro com uma só história. Abordemos, então, de forma separada cada uma delas. E, tivemos a idéia então, de citar exemplos cinematográficos para mostrar como o cinema encara a 'realidade dura' da vida.
Vê-se como exemplo o filme 'A procura da felicidade', protagonizado pelo ator Will Smith, que acreditava que todas as coisa podiam dar certo em sua vida... Ele não desistiu jamais. Mas o que percebe-se também é uma grande ingenuidade, na confiança que ele depositava nas pessoas com quem se relacionava. Ele acreditou que o amor o manteria com a sua esposa, mesmo que as coisas não dessem certo, e não foi bem assim. Assim como ele achou que no fim todas as coisas dariam certo, e deram; A intenção dessa história é tocar cada pessoa que passa por dificuldade, seja ela qual for, e plantar nela a esperança de que dias melhores virão.
Então, diante desse exemplo, percebemos que, mesmo que se deparem com o mundo real, o mundo difícil, existem pessoas que acreditam, e mesmo que dê tudo errado, continuam... E isso graças a essa ingenuidade que ainda existe dentro de si. E óbvio, existe uma grande possibilidade de tudo dar errado, mas por outro lado, existe a possibilidade de dar certo, mesmo que pequena... Mas e se não houvesse essa incerteza? Todos se curvariam diante das dificuldades. Quem não tem um olhar ingênuo, acredita que tudo seja previsível.
Ingenuidade é uma coisa forte, mas parece ser tão frágil, devo dizer, para pessoas frágeis e sem nenhum conhecimento sobre a vida e as armadilhas dela. É difícil de ser descrita, pois possuí-la é algo muito subjetivo. Ela funciona da seguinte maneira: Você nasce e a tem por inteiro, você vai crescendo, vivendo e a vai perdendo de acordo com o passar do tempo. Não perder a ingenuidade significa estar completamente alheio à realidade, porque é muito fácil perdê-la, uma vez que, vê-se a sua violação em qualquer meio de comunicação, diante da ganância, da maldade das pessoas.
Talvez um dia ela faça falta, porque é difícil enfrentar algumas situações na vida. Mas infelizmente, como mostra no livro, quem a possui demais, acaba sendo 'engolido' pela vida, por essa maldade, ganância e manipulação sem fim que nos cerca.


Produção: Thais Azevedo, Raíza, Alessandra Marinho, Kátia Gabriela e Mariana Marques.
2° ano - Grupo B.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A influência do Capitalismo no modelo de vida das pessoas - fazer retrato dos anos 1990 até hoje.

Grupo A - 2º Ano

Origens do Sistema Capitalismo

Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Media para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.

Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.

Primeira Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo

Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Iniciam-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Europeias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes características capitalistas: busca dos lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.

Segunda Fase: Capitalismo Industrial

No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos. O dono da fábrica conseguiu, desta forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produção acontecia com mais rapidez. Se por um lado esta mudança trouxe benefícios (queda no preço das mercadorias), por outro a população perdeu muito. O desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste período.

O lucro ficava com o empresário que pagava um salário baixo pela mão-de-obra dos operários. As indústrias, utilizando máquinas à vapor, espalharam-se rapidamente pelos quatro cantos da Europa. O capitalismo ganhava um novo formato.

Muitos países europeus, no século XIX, começaram a incluir a Ásia e a África dentro deste sistema. Estes dois continentes foram explorados pelos europeus, dentro de um contexto conhecido como neocolonialismo. As populações destes continentes foram dominadas a força e tiveram suas matérias-primas e riquezas exploradas pelos europeus. Eram também forçados a trabalharem em jazidas de minérios e a consumirem os produtos industrializados das fábricas europeias.

Terceira Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro

Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.

Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários países, mantendo um comércio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual.

Por:José Evandro Gois,Lucas de Castro, Victor Hugo.

sábado, 28 de agosto de 2010

Tema: O Impeachment e a vinda do Neoliberalismo.

"A expulsão da "República de Alagoas" de seu paraíso terrestre, os cofres públicos, foi uma vitória da sociedade brasileira. A renúncia do presidente Fernando Collor e a subseqüente suspensão de seus direitos políticos pareciam a catarse perfeita depois de longo período de sofrimento. VEJA foi instrumental na higiene política que culminou com a saída de Collor. Até o impeachment, publicou dezenas de reportagens que expuseram as entranhas de uma capilar organização criminosa dedicada a pilhar as fontes de riqueza estatais e privadas do país. Para VEJA, 1992 foi "O ano glorioso em que nos livramos dele". O Brasil nunca vira antes tamanha desfaçatez de homens públicos. Conseguiu livrar-se de um presidente corrupto, chefe de uma quadrilha que violava a Constituição e levava o país para o abismo." Revista Veja.





No início do livro "Último Trem", o autor Marcos Simas através do personagem Fabiano, conta como foi o início do governo de Fernando Collor de Melo, que se decorreu em 1990, onde ocorreu a retirada do dinheiro em contas bancárias (poupanças). Esse foi um dos pontos que pesou sobre a decisão da população de pedir o Impeachment de Collor, presidente na época.


Alunos: Ingrid Tavares, Paulo Lacerda, Rodrigo Barros e Rubia Nicz.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tem: A influência do Capitalismo no modelo de vida das pessoas - retrato dos anos 1990 até hoje.

O capitalismo é um sistema político-econômico baseado na propriedade privada, no lucro e no acúmulo de riquezas através do comércio. Surgi com fim do feudalismo (final do séc XV) onde a burguesia começa a constituir as bases de um sistema que seria favorável aos seus interesses econômicos. Está voltado para a fabricação de produtos comercializáveis onde os donos da propriedade contratam não-proprietários (que vendem sua força de trabalho) para produzir e comercializar suas mercadorias.
A partir de então o capitalismo vem se fortalecendo atingindo sua forma plena no século XX, com a formação de um grupo de potências constituído pelos sete países mais ricos do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá. Que graças à sua força econômica influenciaram os padrões mundiais de desenvolvimento, controlam a maior parcela da produção econômica mundial e, como consequência, interferem no destino de toda a humanidade em aspectos como o poder da mídia sobre a opinião pública, a manipulação exercida pela indústria da propaganda, o acesso à cultura e à tecnologia a especialização do trabalho e a redução da oferta de empregos.
Neste sistema os donos dos meios de produção exploram a força de trabalho de uma maneira em que eles obtenham mais lucros ao invés de simplesmente aumentarem o valor do produto com receio de desvalorizar o mesmo, pagando assim, muitas vezes, salários baixos aos seus empregados, a isso chamamos de mais-valia.
O capitalismo é um sistema que causa muita desigualdade social com a má distribuição de renda onde muitas pessoas acabam prejudicadas, um sistema em que o levado em consideração é o dinheiro e consequentimente exclui grande parte da população. Segundo o marxismo, o capitalismo conduz a um antagonismo irredutível entre as duas classes principais da sociedade capitalista: a burguesia e o proletariado (o empresariado e os assalariados). Um mundo onde o dinheiro é sinônimo de poder e quem não o tem é ignorado tanto pelo governo quanto pela própria sociedade. Pobreza é um problema que afeta a maioria dos países na atualidade, existe em todos, tanto nos pobres quanto nos ricos, desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Um problema que ainda está longe de ser solucionado devido ao sistema econômico vigente em nossa sociedade.
Grupo A
Alunos: Aline de Araújo, Manuelle Triani, Lina Cristina, Aimeé e Yngryd Caroline.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tema: O Governo Collor e sua política monetária – consequências diretas no Brasil.

O mandato de Fernando Collor de Melo foi marcado por altos índices de inflação. Para tentar conter a inflação, e reverter o quadro crítico em que o país se encontrava, foram adotadas diferentes medidas. Incluídas e desenvolvidas em três planos econômicos: Plano Collor І, Plano Collor ІІ e Plano Marcílio. Sendo os dois primeiros, mais conhecidos.
No livro “Último Trem”, o autor Marco Simas cita diversas vezes, o Plano Collor І. Pois esse teve maior repercussão de uma forma geral. Ficou conhecido, principalmente, por determinar entre outras coisas o congelamento das cadernetas de poupança, restringindo, assim, o fluxo de dinheiro. Além da substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro.




Sub-tema: Miguel surpreende-se ao ver que boa parte de suas economias não tinha mais valor algum.

No desenrolar do romance, Miguel, um projecionista apaixonado, vê sua casa e, também, local de trabalho se acabar devido à crise econômica ocorrida na Era Collor. Ele tenta ser contratado por outros cinemas. Em vão. A conjuntura da época afetou, não somente o Cine Vera Cruz, como também os outros cinemas da região. Desempregado, Miguel conta com o dinheiro adquirido e poupado em anos de trabalho para conseguir sobreviver.
Por ter se dedicado ao cinema, o personagem se manteve um tanto quanto distante da sociedade. Não estava ciente das mudanças que ocorriam fora daquele ambiente. Sequer imaginava que boa parte de tudo o que havia juntado ao longo de sua vida não valiam mais nada. A surpresa é grande quando essa descoberta ocorre, por acaso. Trazendo uma dose de dor e preocupação ao mesmo.

Autores: Anna Carolina Abrantes, Barbara Busch, Débora Duque Estrada, Fernando Vítor e Jordana Algemiro.

P.S: Mesmo eu sendo de outro grupo, postei a pedido da Anna. Ela estava super atarefada e fiz o favor de postar. Espero que não haja problemas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tema: A ingenuidade e o declínio da mesma em função da vida moderna – aspectos sociais e psicológicos.
Sub-tema: Miguel sofre com a demolição do cinema, já que não tinha contato com a sociedade.


Como vimos no livro “Último Trem”, o primeiro capítulo é focado inteiramente em Miguel, experiente projecionista que tem o baque psicológico de seu local de trabalho e casa serem afetadas pela crise econômica de Fernando Collor. Em consequência deste acontecimento, o Cinema Vera Cruz é fechado e demolido, deixando Miguel triste, emocionado e repleto de lembranças sobre cenas de seus filmes favoritos, sentindo o pesar no coração de perder tudo que mais prezava e ainda encarar um novo mundo sem a ajuda de seu melhor e amigo e pai adotivo Fabiano.
Os sentimentos de Miguel não são restritos apenas à ele, mas também ao protagonista da primeira série lançada por George Lucas, a série de ficção científica denominada Star Wars. No Episódio IV – Uma Nova Esperança, Luke Skywalker tem de lidar com a perda de seus tios e sua casa, embarcando em uma viagem a um mundo do qual ele pouco sabia. No decorrer do longa, Luke tem o mesmo baque de Miguel: A perda de seu tutor Obi-Wan Kenobi, considerado como um pai para o rapaz. Sozinho, ele tem de lidar com os desafios que o aguardam a frente, assim como a personagem do livro de Marco Simas.

Extras:


Sub-tema: Angelina se sente adulta ao ter relações com Daniel.

Como visto no início da obra de Marco Simas, Angelina passa por um momento de sua vida que ela considera bastante importante: A perda de sua virgindade. Angelina sente necessidade em passar por esta mudança. Deixar de ser menina para transformar-se em mulher, adquirir independência e transformar seu modo de pensar. Na cabeça de Angelina, ela poderia aconselhar a mãe logo depois de ter relações sexuais, sair de casa sem o consentimento dos pais e ganhar independência total e não deixar ser controlada por mais ninguém.
É um fato que não ocorre apenas com Angelina. Há um exemplo parecido na série de tv norte-americana “Glee”, a protagonista Rachel Berry se sente forçada a fazer sexo para obter popularidade e perder aquela fama de “menina”. Na atualidade, garotas têm tido relações cada vez mais cedo, pelos mesmos motivos que Angelina: Para obter o reconhecimento como mulher e finalmente ser aceita pelo mundo ao seu redor, deixando de ser criança e manipulada por todos.

Grupo: Lucas Freitas, Ricardo Fernandes, Lucas Umbelino, José Carlos “Zeca” Paes Leme, Ana Carolina Oliveira e Bruna Siciliano.

domingo, 22 de agosto de 2010

Análise Semanal I - Prof Calixto

Semana 1


Sei que é normal num projeto o seu início requerer pequenos ajustes. Estes são frutos sempre claros de um processo de equilíbrio e de equidade com a linearização. Porém, há detalhes que devemos colocar em demonstração aqui de novo, pois me parecem não estarem consoantes com aquilo que foi proposto.

1) Nessa primeira semana era para os trabalhos do 2o. ano - TODOS ELES - estarem no ar. Mas somente dois - que aparecem com o selo de um mesmo grupo - é que constam aqui.

2) Hoje já consta um trabalho do 1o. ano, algo que só deveria entrar na semana que vem. Por isso, peço para que seja retirado do ar e colocado em sua devida data.

3) Os demais grupos que ainda não apresentaram nada escrito - ou que ainda estão à deriva - já começam a perder pontos em função de uma nota final maior. Não me enviaram os emails como pedido, não estão seguindo o site ou minimamente não deram início ao trabalho.

4) Nesta sexta, o número de participantes no projeto Cinema já era bem menor que na semana passada, algo que denota descompromisso com a linearidade de nossa aquisição intelectual. Não se esqueçam de que a presença constante também está valendo ponto.

Porém, outros pontos também são relevantes.

1) Encontrei trabalhos muitíssimo bem feitos, que se tornam exemplo do projeto de produção que quero que mantenham.

2) Como disse, nesse primeiro momento é apenas pesquisa, por isso a demonstração de outros textos - até aqueles não escrito pelos integrantes - podem ser colocados no site. Isso não é problema.

3) Não se esqueçam de que é um projeto de pesquisa, de busca de aquisição intelectual, capacidade de questionar o mundo e o nosso entorno. Por isso, muito cuidado ao escreverem, sejam críticos, mas não sejam reacionários.


De resto, quem ainda não está no site deixe de dormir no ponto. Não adianta depois vir com conversa ou pedido papais de desculpa. O negócio aqui é simples, fazer um bom trabalho e ser constante nele. Só isso.

Os trabalhos aqui publicados estão ótimos, lindos. No caminho certo.

Mantenham-se assim.

Um beijo

Prof Calixto