Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tema: O Governo Collor e sua política monetária – consequências diretas no Brasil.

O mandato de Fernando Collor de Melo foi marcado por altos índices de inflação. Para tentar conter a inflação, e reverter o quadro crítico em que o país se encontrava, foram adotadas diferentes medidas. Incluídas e desenvolvidas em três planos econômicos: Plano Collor І, Plano Collor ІІ e Plano Marcílio. Sendo os dois primeiros, mais conhecidos.
No livro “Último Trem”, o autor Marco Simas cita diversas vezes, o Plano Collor І. Pois esse teve maior repercussão de uma forma geral. Ficou conhecido, principalmente, por determinar entre outras coisas o congelamento das cadernetas de poupança, restringindo, assim, o fluxo de dinheiro. Além da substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro.




Sub-tema: Miguel surpreende-se ao ver que boa parte de suas economias não tinha mais valor algum.

No desenrolar do romance, Miguel, um projecionista apaixonado, vê sua casa e, também, local de trabalho se acabar devido à crise econômica ocorrida na Era Collor. Ele tenta ser contratado por outros cinemas. Em vão. A conjuntura da época afetou, não somente o Cine Vera Cruz, como também os outros cinemas da região. Desempregado, Miguel conta com o dinheiro adquirido e poupado em anos de trabalho para conseguir sobreviver.
Por ter se dedicado ao cinema, o personagem se manteve um tanto quanto distante da sociedade. Não estava ciente das mudanças que ocorriam fora daquele ambiente. Sequer imaginava que boa parte de tudo o que havia juntado ao longo de sua vida não valiam mais nada. A surpresa é grande quando essa descoberta ocorre, por acaso. Trazendo uma dose de dor e preocupação ao mesmo.

Autores: Anna Carolina Abrantes, Barbara Busch, Débora Duque Estrada, Fernando Vítor e Jordana Algemiro.

P.S: Mesmo eu sendo de outro grupo, postei a pedido da Anna. Ela estava super atarefada e fiz o favor de postar. Espero que não haja problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário