Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tema: A influência do Capitalismo no modelo de vida das pessoas - fazer retrato dos anos 1990 até hoje.
Grupo A - 2° ano
Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.
No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro. No capitalismo, as classes não mais se relacionam pelo vínculo da servidão (período Feudal da Idade Média), mas pela posse ou carência de meios de produção e pela livre contratação do trabalho e/ou trabalhadores.
Apesar de o capitalismo trazer um desenvolvimento acelerado e grande geração de lucros ele não é visto de maneira positiva no ponto de vista social em que as empresas subordinam o trabalhador para uma geração de lucro alta e além do mais a uma concentração de renda muito absurda e faz com que a uma péssima distribuição de renda, essa péssima distribuição de renda faz com que à uma diferença entre o modelo de vida de quem “tem dinheiro” do de quem “não tem dinheiro”, um exemplo muito claro disso mostrado no livro é a vida do Miguel que vive em um lugar de baixa renda e já os lugares que são mostrados nos filmes me que ele assistia e passava era algo totalmente diferente .
O capitalismo hoje em dia traz a idéia do “Compro logo existo”, em que o poder está nas mãos das pessoas que tem um poder financeiro maior, nas mãos das pessoas que compram que consomem os produtos muitas vezes produzidos por um trabalhador que “rala” para concluir a produção desse produto e que ao final do mês ele mesmo não pode nem comprá-lo, pois o salário pago a ele é muitas vezes muito baixo.
Pesquisando, nós achamos esse vídeo que mostra o lado da sociedade que é esquecido por este modelo capitalista de hoje em dia. Seria bem legal se você leitor desse nosso trabalho assistisse e refletisse sobre esse modelo capitalista que trás uma grande desigualdade na distribuição de renda.


Criado por: Pedro Vianna, Matheus Alonso e Peter Prado

5 comentários:

  1. Isso aí, estão no caminho certo. Boa pesquisa. Mantenham-se dessa maneira!

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta: quem é simone? Temos essa aluna na escola?

    risos!!!

    ResponderExcluir
  3. Bando de Pilantra! Vocês editaram a porra do vídeo e tiraram o nome da tal. Antes não havia nem o nome de vocês aqui. Preparem-se. Ao chegar à escola, eu vou enchê-los de porrada. Bando de sacana!!!! Risos!

    ResponderExcluir
  4. OO' rsrsrs ta viajando professor. Nunca teve Simone ali.

    ResponderExcluir