Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010


Tema: A ingenuidade e o declínio da mesma em função da vida moderna - aspectos sociais e psicológicos.

1ª Parte: Entendimento do Tema.

Para tratar desse assunto tão abordado no livro, pensamos em analisar o tema de forma geral, no começo do trabalho, já que, com a leitura do livro em andamento possamos fazer uma analogia entre a ingenuidade como um todo e a ingenuidade da personagem do livro. Ingenuidade, palavra logo associada à infância, a inocência nos olhos de uma criança. Essa comparação é feita porque se diz que as crianças vêem o mundo de forma fantasiosa, um mundo ideal. Na obra de Marco Simas, é fácil observar de onde vem tal ingenuidade da parte da personagem Miguel, que vivia um mundo irreal, tinha seus olhos encobertos pela 'capa utópica' do mundo através do cinema.
Mas essa ingenuidade de Miguel ultrapassou os limites e acabou de encontro com a alienação, sim, ele se encontrava alienado a tudo que acontecia na sociedade. E então, como uma criança quando cresce, é tirada a capa de seus olhos e ele se encontra perdido num mundo de plena ganância, e a sua visão tão pura e romântica de todas as coisas do mundo o deixa cego.
Todo mundo gosta de cinema, de ficção em geral, porque mostra um mundo que não conhecemos, ou melhor, que conhecemos, mas que mesmo que se aproxime dela, não é a realidade. Não existe toda essa fantasia cinematográfica na vida. Porem, não há escolha, não há a possibilidade de possuir ou não uma vida real, de uma maneira ou de outra, você encontra com a realidade, e essa ficção toda tão amada por Miguel, só o fez perceber que estava mais alheio ao mundo do que nunca.

Produção: Thais Azevedo, Raíza, Alessandra Marinho, Kátia Gabriela e Mariana Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário