Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tema: A ingenuidade e o declínio da mesma em função da vida moderna – aspectos sociais e psicológicos.
Sub-tema: Miguel sofre com a demolição do cinema, já que não tinha contato com a sociedade.


Como vimos no livro “Último Trem”, o primeiro capítulo é focado inteiramente em Miguel, experiente projecionista que tem o baque psicológico de seu local de trabalho e casa serem afetadas pela crise econômica de Fernando Collor. Em consequência deste acontecimento, o Cinema Vera Cruz é fechado e demolido, deixando Miguel triste, emocionado e repleto de lembranças sobre cenas de seus filmes favoritos, sentindo o pesar no coração de perder tudo que mais prezava e ainda encarar um novo mundo sem a ajuda de seu melhor e amigo e pai adotivo Fabiano.
Os sentimentos de Miguel não são restritos apenas à ele, mas também ao protagonista da primeira série lançada por George Lucas, a série de ficção científica denominada Star Wars. No Episódio IV – Uma Nova Esperança, Luke Skywalker tem de lidar com a perda de seus tios e sua casa, embarcando em uma viagem a um mundo do qual ele pouco sabia. No decorrer do longa, Luke tem o mesmo baque de Miguel: A perda de seu tutor Obi-Wan Kenobi, considerado como um pai para o rapaz. Sozinho, ele tem de lidar com os desafios que o aguardam a frente, assim como a personagem do livro de Marco Simas.

Extras:


Sub-tema: Angelina se sente adulta ao ter relações com Daniel.

Como visto no início da obra de Marco Simas, Angelina passa por um momento de sua vida que ela considera bastante importante: A perda de sua virgindade. Angelina sente necessidade em passar por esta mudança. Deixar de ser menina para transformar-se em mulher, adquirir independência e transformar seu modo de pensar. Na cabeça de Angelina, ela poderia aconselhar a mãe logo depois de ter relações sexuais, sair de casa sem o consentimento dos pais e ganhar independência total e não deixar ser controlada por mais ninguém.
É um fato que não ocorre apenas com Angelina. Há um exemplo parecido na série de tv norte-americana “Glee”, a protagonista Rachel Berry se sente forçada a fazer sexo para obter popularidade e perder aquela fama de “menina”. Na atualidade, garotas têm tido relações cada vez mais cedo, pelos mesmos motivos que Angelina: Para obter o reconhecimento como mulher e finalmente ser aceita pelo mundo ao seu redor, deixando de ser criança e manipulada por todos.

Grupo: Lucas Freitas, Ricardo Fernandes, Lucas Umbelino, José Carlos “Zeca” Paes Leme, Ana Carolina Oliveira e Bruna Siciliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário