Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tem: A influência do Capitalismo no modelo de vida das pessoas - retrato dos anos 1990 até hoje.

O capitalismo é um sistema político-econômico baseado na propriedade privada, no lucro e no acúmulo de riquezas através do comércio. Surgi com fim do feudalismo (final do séc XV) onde a burguesia começa a constituir as bases de um sistema que seria favorável aos seus interesses econômicos. Está voltado para a fabricação de produtos comercializáveis onde os donos da propriedade contratam não-proprietários (que vendem sua força de trabalho) para produzir e comercializar suas mercadorias.
A partir de então o capitalismo vem se fortalecendo atingindo sua forma plena no século XX, com a formação de um grupo de potências constituído pelos sete países mais ricos do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá. Que graças à sua força econômica influenciaram os padrões mundiais de desenvolvimento, controlam a maior parcela da produção econômica mundial e, como consequência, interferem no destino de toda a humanidade em aspectos como o poder da mídia sobre a opinião pública, a manipulação exercida pela indústria da propaganda, o acesso à cultura e à tecnologia a especialização do trabalho e a redução da oferta de empregos.
Neste sistema os donos dos meios de produção exploram a força de trabalho de uma maneira em que eles obtenham mais lucros ao invés de simplesmente aumentarem o valor do produto com receio de desvalorizar o mesmo, pagando assim, muitas vezes, salários baixos aos seus empregados, a isso chamamos de mais-valia.
O capitalismo é um sistema que causa muita desigualdade social com a má distribuição de renda onde muitas pessoas acabam prejudicadas, um sistema em que o levado em consideração é o dinheiro e consequentimente exclui grande parte da população. Segundo o marxismo, o capitalismo conduz a um antagonismo irredutível entre as duas classes principais da sociedade capitalista: a burguesia e o proletariado (o empresariado e os assalariados). Um mundo onde o dinheiro é sinônimo de poder e quem não o tem é ignorado tanto pelo governo quanto pela própria sociedade. Pobreza é um problema que afeta a maioria dos países na atualidade, existe em todos, tanto nos pobres quanto nos ricos, desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Um problema que ainda está longe de ser solucionado devido ao sistema econômico vigente em nossa sociedade.
Grupo A
Alunos: Aline de Araújo, Manuelle Triani, Lina Cristina, Aimeé e Yngryd Caroline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário