Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tema: A ingenuidade e o declínio da mesma em função da vida moderna - aspectos sociais e psicológicos.

Encontramos diretamente com a ingenuidade no livro e ela é um dos principais temas a serem abordados. Mas, vê-se diferentes tipos de ingenuidade que vão de encontro com uma só história. Abordemos, então, de forma separada cada uma delas. E, tivemos a idéia então, de citar exemplos cinematográficos para mostrar como o cinema encara a 'realidade dura' da vida.
Vê-se como exemplo o filme 'A procura da felicidade', protagonizado pelo ator Will Smith, que acreditava que todas as coisa podiam dar certo em sua vida... Ele não desistiu jamais. Mas o que percebe-se também é uma grande ingenuidade, na confiança que ele depositava nas pessoas com quem se relacionava. Ele acreditou que o amor o manteria com a sua esposa, mesmo que as coisas não dessem certo, e não foi bem assim. Assim como ele achou que no fim todas as coisas dariam certo, e deram; A intenção dessa história é tocar cada pessoa que passa por dificuldade, seja ela qual for, e plantar nela a esperança de que dias melhores virão.
Então, diante desse exemplo, percebemos que, mesmo que se deparem com o mundo real, o mundo difícil, existem pessoas que acreditam, e mesmo que dê tudo errado, continuam... E isso graças a essa ingenuidade que ainda existe dentro de si. E óbvio, existe uma grande possibilidade de tudo dar errado, mas por outro lado, existe a possibilidade de dar certo, mesmo que pequena... Mas e se não houvesse essa incerteza? Todos se curvariam diante das dificuldades. Quem não tem um olhar ingênuo, acredita que tudo seja previsível.
Ingenuidade é uma coisa forte, mas parece ser tão frágil, devo dizer, para pessoas frágeis e sem nenhum conhecimento sobre a vida e as armadilhas dela. É difícil de ser descrita, pois possuí-la é algo muito subjetivo. Ela funciona da seguinte maneira: Você nasce e a tem por inteiro, você vai crescendo, vivendo e a vai perdendo de acordo com o passar do tempo. Não perder a ingenuidade significa estar completamente alheio à realidade, porque é muito fácil perdê-la, uma vez que, vê-se a sua violação em qualquer meio de comunicação, diante da ganância, da maldade das pessoas.
Talvez um dia ela faça falta, porque é difícil enfrentar algumas situações na vida. Mas infelizmente, como mostra no livro, quem a possui demais, acaba sendo 'engolido' pela vida, por essa maldade, ganância e manipulação sem fim que nos cerca.


Produção: Thais Azevedo, Raíza, Alessandra Marinho, Kátia Gabriela e Mariana Marques.
2° ano - Grupo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário