Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

O Governo Collor e sua política monetária - consequências diretas no Brasil.

Grupo F – 2º ano


Governo Collor
O Brasil sofreu por vários anos com a hiperinflação: em 1989, o ano antes da posse de Collor, após assumir o cargo, o novo governo anunciou um pacote de medidas chamado de Plano Collor.
O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação pelo "congelamento" do passivo público e restringindo o fluxo de dinheiro para parar a inflação inercial. Além da substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro.
Em seu governo, as reservas financeiras particulares da população brasileira, como contas-poupança, foram confiscadas e a Embrafilme, o Concine, a Fundação do Cinema Brasileiro, o Ministério da Cultura, as leis de incentivo à produção, a regulamentação do mercado e até mesmo os órgãos encarregados de produzir estatísticas sobre o cinema no Brasil foram extintos.



E é nesse contexto da década de 90 , no Brasil , que se passa a história do livro ‘O último trem’ .
Já no ínicio do livro deparamos com o fechamento do Cine Vera Cruz , cinema onde Miguel, um dos protagonistas da história, vive e trabalha durante quase toda a sua vida . Com isso ele é mais um dos muitos desempregados desse ramo . E temos a Mãe de Angelina , que também mostra sua raiva na história , quanto a frustração do confisco das contas .
" Viu no Jornal ? - perguntou e mostrou a manchete na primeira página. - Esse novo governo pegou o dinheiro de todo mundo. Levou o restinho. Foi tudo. Não sei por quanto tempo, mas por enquanto a gente vai ter que se virar com o pouco eu tinha em casa e você com o que conseguiu guardar. " (pág. 26)

Grupo : Carolina Maia , Juliana Lenine , Ingrid Pancote , Karine Almeida , Carolina Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário