Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

3° Parte: Reflexão sobre a influência do Capitalismo no estilo de vida das pessoas !
Grupo A 2° Ano

A vida real não acontece em uma página em branco, interage com sociedades, culturas, economias e com o meio ambiente. O sistema capitalista modificou quase que completamente o modelo de vida das pessoas. No sistema capitalista o objetivo é mantes os preços baixos, com as pessoas comprando os produtos em constante movimento, como eles mantem os preços baixos? Pagam salários baixos aos trabalhadores, restringem os acessos aos seguros de saúde, tudo se resume em exteriorizar os custos, o verdadeiro custo da produção não se reflete no preço, em outras palavras não pagamos aquilo que compramos, outro dia estive pensando nisso, estava indo ao colégio e queria ouvir as noticias por isso entrei numa loja para comprar um radinho de pilha, encontrei um pequeno rádio verde, legalzinho que custava R$7,99, na fila do caixa pensei, como sete reais e noventa e nove podem refletir o custo da produção e transporte desse rádio até ele chega às minhas mãos, o metal deve ter sido extraído na África do Sul, o petróleo provavelmente do Iraque, o plástico produzido na China e talvez montado por uma criança de 15 anos numa fábrica do México, R$7,99 não paga nem o aluguel do espaço ocupado na prateleira, nem parte do salário do empregado que me atendeu ou viagens de navio e caminhão que o rádio fez. Foi assim que eu percebi que eu não paguei o valor do rádio. O coração de todo o sistema é o CONSUMO, é por isso que após o 11 de setembro, quando os EUA estavam em choque, o presidente Bush poderia ter sugerido fazer luto, rezar, ter esperança, mas não ele disse para fazerem compras. Tornamo-nos uma nação de consumidores, nosso valor é medido e demostrado pelo quanto consumimos, já reparou que quando compra um computador a tecnologia muda tão rápido que em poucos anos torna-se quase um “impedimento para comunicação”? Porém por outro lado jogamos coisas fora que são plenamente útil apenas por serem feias e velhas, por isso se comprou suas coisas a uns anos todos percebem que você não contribuiu para o consumo e como nosso valor depende dessa contribuição isso pode ser embaraçoso, por exemplo: se eu tiver o mesmo monitor de computador gordo e branco e a minha colega tiver comprado um computador novo ela vai ter um monitor plano, brilhante que combina com o computador, celular e até com as canetas, ela parece está operando uma nave espacial e já eu uma maquina de lavar. A moda também é um bom exemplo, já se perguntou por que os saltos dos sapatos das mulheres passam de largo para fino em um ano e no próximo de fino para largos? Não é por haver um debate sobre qual deles é mais saudável, é porque usar saltos largos em um ano de saltos finos mostra que você não contribuiu diretamente para o consumo e por isso não vale tanto quanto a pessoa de saltos finos ao seu lado é para comprarmos sapatos novos.

Hoje em dia temos mais coisas, porém menos tempo para o que realmente nos faz felizes, amigos, família, tempo livre, e sabe qual é a atividade que mais praticamos no pouco tempo livre que temos? CONSUMIMOS!

Por: Pedro Vianna, José Evandro, Matheus Alonso, Peter Prado, Victor Hugo, Lucas de Castro

3 comentários:

  1. Cuidado com o erro de concordância logo na primeira linha do texto: a vida interage, e não interagem. Por favor, sempre revisem antes de ler o que estão colocando no ar.

    ResponderExcluir
  2. Olha só isso:

    No sistema capitalismo

    logo na terceira linha do texto de vocês. Vocês escreveram tal ou tiraram sem ler de algum site?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professor, os problemas já foram solucionados .

    ResponderExcluir