Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

Tema: Impeachment e a vinda do Neolisberalismo.

Subtema: Neoliberalismo assume a excelência.

A afirmação feita por parte das elites no Brasil, via meios de comunicação, para diminuir o valor das manifestações populares, é que houvera uma manifestação espontânea, apenas com o anseio por um país ético e sem corrupção; tratava-se de dar continuidade ao conteúdo de seu programa neoliberal.

Ao nos aproximarmos de uma década do impeachment de Fernando Collor nos postamos a analisar quais as conseqüências do impedimento momentâneo da aplicação do neoliberalismo no Brasil. Hoje nos deparamos com a construção de um argumento e a sua generalização na sociedade: que o impedimento de Collor deveu-se à ação da mídia como instrumento das próprias elites para substituí-lo. O senso comum é que o impeachment de nada serviu, pois o país continuou na mesma situação social. Há uma despolitização desse fenômeno com justificativas éticas como único elemento fundamental da inédita cassação do mandato presidencial.

Em nosso 'post' sugerimos três elementos fundamentais para o melhor entendimento desse fenômeno: a divisão das elites, a ação dos meios de comunicação (em especial a imprensa escrita como formadora dos argumentos para a substituição de Collor) e o movimento das massas da forma espontânea para uma direção consciente de entidades, partidos, e personalidades envolvidas na luta política.

É nesse contexto que o neoliberalismo assume a excelência, sendo apontado como a matriz ideológica mais adequada para conduzir as forças modernizantes e impulsionar a dinâmica social na direção de uma nova ordem.

Alunos: Ingrid Tavares, Paulo Lacerda, Rodrigo Barros e Rubia Nicz.

Um comentário:

  1. Professor Calixto, peço desculpa pelo erro de digitação no título desse trabalho, isso não se repetirá!
    Beijos Rubia 1ºano

    ResponderExcluir