Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Análise Semanal II

Depois de três semanas de início de nosso projeto, ainda há grupos QUE NADA PUBLICARAM POR AQUI. Independente do que seja explicitado, isso só demonstra um desapego ao próprio futuro ou uma despreocupação com o próprio crescimento intelectual. Como foi dito no início, esse é um projeto longo, para aprendermos a fazer uma leitura minuciosa e completa. Em função desse ponto é que entra o nosso projeto de filmes às sextas feiras. É um adendo, uma nova questão, que se soma à leitura e serve para crescermos. Podem ter certeza de que mais cedo ou mais tarde aqueles filmes que estamos vendo entrarão como parte da composição do trabalho. Ainda estamos no processo de captura de informações para a escrita do trabalho final. 
Mas vamos à análise do que está sendo colocado aqui. 

1o. - É clara a diferença da qualidade de textos que vocês estão postando em nosso site. O que eu andei lendo é preocupante. A parte que vocês tiram de sites e colocam aqui como textos de vocês não apresenta um erro sequer de gramática. Mas na parte que vocês escrevem, há vários erros grosseiros de uso de nossa língua. 

Por exemplo, 
Erros do post de Sexta-feira: 
1) relaciona-se a Era Collor - essa parte é para ter Crase.
2) no qual faliu por falta de dinheiro - a palavra anterior ao pronome relativo - cinema - é um advérbio de lugar, mas o pronome relativo que aparece nesse trecho aqui NÃO PRECISA DE PREPOSIÇÃO, pois funciona como sujeito, logo não pode ser preposicionado. 
3) cujo já tinha pagado o primeiro mês. - esse erro, então, é o mais grave. Pronome relativo Cujo só pode aparecer se houver um SUBSTANTIVO APÓS, ou seja, deveria ser escrito assim, CUJO MÊS JÁ TINHA  SIDO PAGO. 
4) ate conhecer Angelina - nesse trecho ATÉ aparece sem acento. 

Erro do post de Quinta feira
O impeachmnte e a vinda do Neoliberalismo - o título apresenta erro de digitação. 

Erro do post de Terça feira

Encontramos diretamente com a ingenuidade - ou se escreve: encontramo-nos diretamente com a ingenuidade ou encontramos diretamente a ingenuidade. Cuidado com a regência. 

E neste mesmo post, fala-se sobre um link que não aparece. 

Por favor, ao fazerem uma postagem, tenham um cuidado extremo com aquilo que escrevem. Um texto que não apresenta coesão e coerência demonstra um teor de irresponsabilidade. Esses textos estão sendo lidos diariamente por pelo menos 30 pessoas que acessam e analisam o que vocês estão escrevendo. Se o problema é organização do grupo, que haja alguém que faça esse processo de leitura e de correção, pois os erros aqui são crassos e bobos. 

Ao momento, temos os seguintes grupos que nada postaram:

GRUPO B - 2o. ANO
GRUPO D - 1o. ANO

Organizem-se, pois a apresentação escrita desse trabalho aqui está contando mais da metade dos pontos totais do trabalho. 

Para deixar clara essa pontuação, aqui segue como será feita:

TOTAL - 10,0 

Sendo que: 

Presença nas seções de cinema: 1,0
Uso da temática dos filmes na composição do trabalho final: 1,0
Pesquisa do tema: 2,0
União do tema ao livro: 2,0
Trabalho escrito: 2,0
Participação Individual : 2,0

No terceiro bimestre, a pontuação virá diretamente daqui do site, da qualidade do que estão apresentando, da assiduidade com a publicação e com a pluralidade de informação que apresentam. No quarto bimestre, essa mesma pontuação migra para o trabalho físico, digitado, impresso e entregue à análise final. Não se esqueçam de que esse trabalho está sendo validado para Língua Portuguesa, Literatura, Redação - a priori - e possivelmente por outros professores da área de humanas. 

Fiquem atentos ao que coloquem aqui no site. Preocupem-se e muito com a qualidade do texto. Aprendendo agora, desde cedo, mais fácil será quando na faculdade estivermos. 

Espero que tenham claramente entendido. 

Um abraço e esperando pelas postagens. 

Prof Márcio Calixto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário