Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

Influência do Capitalismo no modelo de vida das pessoas - retrato dos anos 1990 até hoje.

No mundo atual vivemos em um sistema capitalista presente no dia-a-dia de cada indivíduo. Para conseguir se ajustar à sociedade, as pessoas devem ter uma renda estável e considerada digna de sustento.
No livro O último trem, encontra-se uma personagem que passa por esse dilema, Miguel, que ao ter o cinema, onde passou grande parte de sua vida, fechado é obrigado a se adaptar a um mundo desconhecido. Sem emprego e com uma pouca quantia de dinheiro, no qual grande parte não tinha valor, viu a necessidade de procurar um meio de sobreviver em uma sociedade capitalista em que a pessoa é julgada não pelo o que é, mas sim pelo o que tem.
Em baixo segue em anexo um vídeo curto, porém, resume a lamentável realidade que se vive nas últimas décadas. Quem tem acesso a bens e serviços possui tudo, e quem não possui, vai para o abismo dos miseráveis.

Uma alternativa que muitos optam para se manter nesse mundo é entrar para uma vida criminosa, como Juanito, também personagem do livro. Juanito se apresentava em praça pública para conseguir o tão importante dinheiro, mas para ele não era o suficiente, portanto, também furtava bens do seu público. O que é muito visível na atualidade, pessoas roubando, matando etc.
Podemos então perceber que esse sistema capitalista é desigual não favorecendo todas as classes sociais, onde grande parte é prejudicada. E essa alternativa de Juanito e de muitos outros é uma tentativa de melhorar a distribuição de renda.
Alunos: Aline de Araujo, Manuelle Triani, Aimée Freitas, Lina Cristina e Yngryd Caroline.
1º ano
Grupo A

Nenhum comentário:

Postar um comentário