Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

Análise Semanal III

Um trabalho sério e constante gera resultados expressivos.

A vinda do escritor Marco Simas eu tinha certeza de que se tornaria um ícone, um divisor de histórias em nossa Escola. Aproximar o escritor e mostrar a vicissitude da vida literária têm suas compensações. Ao longo da data da vinda do escritor - último dia 11 de setembro - até a data de hoje, recebemos a visita de mais de 400 pessoas que olharam e pesquisaram nosso site e fomos mencionados em uma breve nota no Publish News - um informe sobre o mundo da produção literária, que aqui no Brasil é representado pela Folha de São Paulo. 

Alunos vão à escola no sábado para encontrar o escritor.

Estamos todos no caminho certo. E saiba que um trabalho de pesquisa é de evolução lenta, pouco gradual, onde se lê muita coisa e pouco é aproveitado. Percebi pelas angústias que muitos apresentaram ao longo dessas duas semanas. Bem vindo, todos, ao mundo da pesquisa. Mas o que já conquistamos de retorno é algo muito maior do que se podia esperar para um trabalho como esse. Nessa semana mesmo o modelo dessa nossa pesquisa foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O próprio Simas, quando eu o levava à Rodoviária, afirmou algo assim para mim: Calixto, você tem noção do que o teu projeto tá alcançando?, e juro que fiquei sem saber o que responder. Apenas afirmei, de maneira leviana e com certo temor no peito, que o projeto é uma mescla entre várias linguagens e formas de publicação e que para evitar verter um prazo específico preferi o blog como um bom elo entre educação e velocidade. 
Meus queridos, o que temos em mãos é uma possibilidade de divisão de águas até na maneira como se ensina literatura. Minha intenção, desde o início, era criar aquela aceleração no processo de evolução intelectual, que percebi ser necessário desde o início do ano. Estamos participando de um projeto, idealizado pelo professor que aqui escreve, mas potencializado pela clara capacidade de compreensão de vocês, que pode se tornar um ícone na história da educação brasileira. Sei que pode ser um tanto utópico o que falo, pode até ser um devaneio, mas estamos diante da uma possível mudança de paradigmas. E talvez sejamos um exemplo, uma das formas de se criar essa divisão.
Porém, ainda precisamos de alguns pequenos ajustes. Há grupos que ainda capengam em suas publicações. Cada um dos que li apresenta algum tipo de erro de gramática, tanto na casa de concordância, da acentuação ou de qualquer outro nível. Há outros erros, como a não adequação à apresentação típica da postagem, como colocar alguma parte do livro. Alguns grupos não estão colocando. Chegamos também ao momento em que aqueles filmes a que assistimos na sexta devem começar a compor o trabalho de vocês. Também estamos perto do fim da parte virtual do trabalho. Ao longo da semana das provas, eu estarei fazendo o levantamento das notas da produção e da qualidade desses trabalhos. A nota será publicada aqui no próprio blog, de acordo com aqueles critérios já aqui demonstrados.
Por isso, ainda estou dando esta última semana como o tempo certo para vocês equilibrarem o que ainda está pendente. Corram contra o tempo. Vocês ainda podem recuperar nota. 

Continuem nesse caminho. Sei que vocês têm muito a aprender, mas é sempre pelo erro, pela experiência, que começam a se evidenciar as formas de acerto. Por isso, entro como um elo entre o erro e a chance de acertar. Vamos buscar esse equilíbrio, pois bons resultados sempre vêm aos pouquinhos.

Um Beijo.

Prof Márcio Calixto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário